Performance e Workshop com Dr Crazy One Mad Band

Crazy Lab

Crazy Lab é um projeto que apresenta a performance audiovisual de Dr Crazy One Mad Band e dois workshops nas áreas de arte e tecnologia. O primeiro workshop tem o foco na construção de uma bateria de pé, também conhecida como “stomp box” em inglês, e o objetivo é que os participantes construam a própria bateria de pé. O segundo workshop será focado em eletrônica e programação para performances audiovisuais com as ferramentas processing e arduino.

Dr Crazy One Mad Band Homeless Dog

Dr Crazy One Mad Band é o monobanda e cientista louco que foi abduzido por alienígenas e recebeu a missão de espalhar pelas galáxias um estilo musical único conhecido por Space Trash Blues ou Alien Blues. Munido de  guitarra, voz e uma bateria de pé construída com tecnologias alienígenas, Dr “Crayza” cria uma performance audiovisual de outro planeta, fazendo um som pesado e sujo, com projeções de gráficos com referências de arte abstrata e generativa. Dr Crazy One Mad Band lançou em janeiro de 2018 o primeiro CD chamado Homeless Dog, com 5 músicas. Em 2017 fez 24 shows na Europa, tocou na Alemanha, Espanha, Suíça e República Checa, abrindo os shows do grupo Lord Bishop Rocks. Em 2018 já tem na agenda uma nova tour na Europa e vários shows no Brasil.
Além da bateria de pé, os gráficos que são projetados durante a performance foram desenvolvidos por Dr Crazy com tecnologias recebidas durante uma abdução alienígena.

Workshop de bateria de pé

O objetivo desta oficina é a construção de uma bateria de pé, um instrumento que também é chamado de “stomp box”. Esse instrumento é construído utilizando uma caixa de madeira e um componente eletrônico chamado piezo elétrico. O piezo é responsável por captar as vibrações das pisadas na caixa de madeira, e converter isso em som. Os participantes vão construir e levar para casa a própria bateria de pé feita durante a oficina.

Duração de 1 dia de 4 horas

Workshop de Performance Audiovisual

Nesta oficina o foco será na produção de interatividade e conteudo para performances audiovisuais. Serão abordadas as ferramentas Processing, para programação de audiovisual e Arduino, voltada para eletrônica e interatividade. Ambas as ferramentas são amplamente utilizadas por artistas do mundo todo para criação de performances e instalações audiovisuais. O artista vai mostrar como criou sua performance audiovisual utilizando as ferramentas processing e arduino. 

Duração de 2 a 8 dias de 4 horas

Narrativas do Audiovisual Expandido e da Arte Procedural

Apresentação

Esta oficina, distribuída em quatro dias intensivos, oferece um programa abrangente que combina teoria e prática, guiando artistas, estudantes, produtores audiovisuais, videomakers, produtores de conteúdo, VJs e DJs em uma jornada criativa única. Desde a introdução aos fundamentos da arte interativa até a apresentação pública de projetos no espaço do laboratório, os participantes terão contato com um ambiente estimulante, focado no desenvolvimento de novas habilidades em arte e tecnologia.

A arte procedural utiliza algoritmos e processos computacionais para gerar obras de arte dinâmicas e interativas. Essa abordagem permite criar formas e padrões complexos de maneira automatizada, oferecendo infinitas possibilidades criativas.

Um algoritmo é uma sequência de instruções lógicas que um computador segue para resolver problemas ou executar tarefas. Pense nele como uma receita de bolo para o mundo digital: passos bem definidos que levam a um resultado desejado.

NFT (Non-Fungible Token ou Token não fungivel) é um certificado digital que representa a propriedade única e exclusiva de um bem digital ou físico, como arte, música ou vídeo. Cada NFT é baseado em blockchain, garantindo autenticidade e rastreabilidade. Imagine-o como um selo de autenticidade digital para obras de arte na internet ou até no mundo real!

É uma tecnologia que permite registrar transações de forma descentralizada e segura. Funciona como um grande livro digital compartilhado, onde cada transação é registrada em blocos. Esses blocos são organizados cronologicamente e protegidos por criptografia. A rede do Bitcoin utiliza essa tecnologia, garantindo que as informações sejam imutáveis e transparentes. Imagine um livro aberto a todos, mas à prova de adulterações!

Oficina: Arte dos Dados

Apresentação:

Atividade ministrada pelo artista multimídia, programador e educador Caleb Mascarenhas. O workshop pretende apresentar as possibilidades de criação no campo da visualização de dados (dataviz), através do uso de Processing; linguagem de programação e ferramenta livre que permite a não iniciados desenvolverem imagens, gráficos e visualizações interativas.

Após uma introdução conceitual sobre a ferramenta Processing e a apreciação de diversos exemplos de trabalho que transformam dados em arte, será abordado de modo prático os fundamentos da programação em um contexto visual, para então adentrar a criação de diversos tipos de gráficos, desde barras, ellipses, mapas, pirâmides, grafos entre outros.

AUDIO HACK LABORATÓRIO DE CONSTRUÇÃO DE SINTETIZADORES

APRESENTAÇÃO

A Oficina Áudio Hack vai abordar diversos projetos de sintetizadores faça você mesmo que estão na rede e também o fascinante universo da síntese sonora, circuit bending, computação física, software livre, open hardware, hacking, além conceitos de eletrônica analógica, digital e programação.


ARDUINOISE 4 KIDS Hacklab para Crianças

Apresentação

Hacklab para crianças – Oficina para crianças com a proposta de criar instrumentos musicais eletrônicos utilizando Arduino e programação básica.

Os instrumentos (sintetizadores) simulam sons de: teclado/piano, theremin e bateria.

Abordagem prática desde a introdução à programação, eletrônica básica, cultura digital, hacking e até a cultura do faça-você-mesmo.

Sintetizadores são  instrumentos que transformam energia elétrica em som, desenhando timbres e criando ruídos. Um sintetizador é formado por módulos, que ajudam a criar os timbres do som. Com o uso do Arduino, é possível criar esses módulos e deixá-los programados para alterar usando um computador conforme o interesse das crianças, por exemplo, passando um por um som mais agudo, grave ou ainda, curto ou longo.

Objetivos Gerais

  • ArduiNoise 4 kids propõe que as crianças tenham contato com a cultura digital e não só com aparelhos eletrônicos.
  • Cada criança construirá um instrumento musical.
  • Através do espaço de experimentação (hacklab para as crianças): música e cultura DIY serão abordadas como práticas de artemídia.
  • Difundir o uso do Arduino.
  • O hacklab para crianças ArduiNoise 4 kids, será um espaço de convergência da música, das artes e da cultura digital.

Objetivos Específicos

  • Construir instrumentos musicais eletrônicos com Arduino.
  • Apresentar os conceitos de eletrônica básica e computação física com uso de Arduino e componentes eletrônicos.
  • Estimular as crianças a criarem seus próprios instrumentos musicais DIY.
  • Primeiro contato com a linguagem de programação.
  • Contato com ambiente de experimentação e criação, laboratório criativo para entender os princípios de sensores e até de robótica.
  • Primeira prática de Artemídia.
  • Tocar um instrumento eletrônico de baixo custo.

Esta oficina pode gerar conteúdo final e objeto final como, uma performance e instrumentos musicais, que as crianças são convidadas a tocar.

Oficina Luminosos Geométricos

Apresentação

Ministrado pelo artista multimídia, programador e educador Caleb Mascarenhas esta oficina prática e conceitual pretende apresentar possibilidades de criação de objetos luminosos com fitas LED RGB. A atividade capacitará o participante a construir formas geométricas com este material de baixo consumo energético utilizado nos mais diversos contextos, como cenografia, mobiliário, figurino, iluminação, instalações artísticas interativas, entre outros. Serão abordados princípios básicos da eletrônica física e matemática aplicada ao campo das artes visuais, além de conceitos de cultura maker, internet das coisas, software e hardware livres. Caleb Mascarenhas também partilhará suas técnicas específicas para ampliar a variação das cores e de padrões de movimento. Objetiva-se que cada participante crie e leve para casa um objeto luminoso original utilizando na criação um kit desenvolvido pelo ministrante para facilitar a atividade.

Objetivos gerais

  • Apresentar as diversas possibilidades de uso da fita LED nas mais variadas áreas, como decoração, mobiliário, artes visuais, design, figurino, cenografia, residencial e instalações artísticas interativas.
  • Trabalhar princípios básicos de eletrônica física, artes, matemática e ciência.
  • Partilhar conhecimentos de cultura livre, maker e hacker, assim como o conceito do “faça você mesmo” (DIY) na cultura digital.
  • Abordar as possibilidades das licenças criativas, internet das coisas, software e hardware livres.
  • Criar com material de baixo consumo de energia e alta durabilidade.
  • Apresentar ao mais variado público formas de apropriação das tecnologias livres em diferentes contextos.
  • Gerar um campo de experimentação que incentive criativamente formas de interação e colaboração entre os participantes, a partir do uso criativo e lúdico da eletrônica.

Objetivos específicos

  • Ensinar a construir um objeto luminoso com fita LED RGB.
  • Praticar com técnicas específicas desenvolvidas pelo ministrante que possibilitam criar e controlar uma ampla gama de cores, formas e movimentos.
  • Oportunidade de contato inicial e assistido com ferro de solda e eletrônica.
  • Apresentar ao público performances artísticas que utilizam tecnologias como instrumento e ferramenta.
  • Desenvolver e levar para casa seu próprio objeto luminoso ou obra lumínica (interativa ou não).

Hortas Inteligentes com Energia Solar

Este é um projeto de jardinagem sustentável que vai apresentar técnicas e ferramentas livres para automatização com uso de microcontroladores, sensores e também a energia solar.

Objetivos gerais

  • Apresentar de uma maneira didática, para todos os públicos, possibilidades de montar um sistema automatizado para hortas caseiras utilizando energia solar.
  • Difundir a prática de um projeto sustentável de horta com tecnologias livres e acessíveis.
  • Incentivar a convergência da botânica com a apropriação das tecnologias, programação básica utilizando hardware e software livre.
  • Ensinar eletrônica e programação com arduino, através da utilização de diversos componentes como sensores de luminosidade, temperatura, umidade, relays, leds, displays além da criação de interfaces com tecnologias web.

Objetivos específicos

  • Implementar um projeto de horta automatizada com energia solar em um espaço coletivo acessível durante o período da oficina.
  • Discutir questões de sustentabilidade como a água, fontes de energia alternativa e o meio ambiente. 
  • Apresentar técnicas amplamente utilizadas na manutenção e criação de hortas e jardins automatizados.
  • Abordar conceitos e o uso de Energia Solar, Internet das Coisas, programação e cultura livre.
  • Ensinar princípios básicos de programação e eletrônica.