Apresentação
Ministrado pelo artista multimídia, programador e educador Caleb Mascarenhas esta oficina prática e conceitual pretende apresentar possibilidades de criação de objetos luminosos com fitas LED RGB. A atividade capacitará o participante a construir formas geométricas com este material de baixo consumo energético utilizado nos mais diversos contextos, como cenografia, mobiliário, figurino, iluminação, instalações artísticas interativas, entre outros. Serão abordados princípios básicos da eletrônica física e matemática aplicada ao campo das artes visuais, além de conceitos de cultura maker, internet das coisas, software e hardware livres. Caleb Mascarenhas também partilhará suas técnicas específicas para ampliar a variação das cores e de padrões de movimento. Objetiva-se que cada participante crie e leve para casa um objeto luminoso original utilizando na criação um kit desenvolvido pelo ministrante para facilitar a atividade.
Objetivos gerais
- Apresentar as diversas possibilidades de uso da fita LED nas mais variadas áreas, como decoração, mobiliário, artes visuais, design, figurino, cenografia, residencial e instalações artísticas interativas.
- Trabalhar princípios básicos de eletrônica física, artes, matemática e ciência.
- Partilhar conhecimentos de cultura livre, maker e hacker, assim como o conceito do “faça você mesmo” (DIY) na cultura digital.
- Abordar as possibilidades das licenças criativas, internet das coisas, software e hardware livres.
- Criar com material de baixo consumo de energia e alta durabilidade.
- Apresentar ao mais variado público formas de apropriação das tecnologias livres em diferentes contextos.
- Gerar um campo de experimentação que incentive criativamente formas de interação e colaboração entre os participantes, a partir do uso criativo e lúdico da eletrônica.
Objetivos específicos
- Ensinar a construir um objeto luminoso com fita LED RGB.
- Praticar com técnicas específicas desenvolvidas pelo ministrante que possibilitam criar e controlar uma ampla gama de cores, formas e movimentos.
- Oportunidade de contato inicial e assistido com ferro de solda e eletrônica.
- Apresentar ao público performances artísticas que utilizam tecnologias como instrumento e ferramenta.
- Desenvolver e levar para casa seu próprio objeto luminoso ou obra lumínica (interativa ou não).