Anima Monstros: Criação e programação de animação digital

anima monstros (2)

 
 
Descrição: 
Ministrado pelo artista multimídia, programador e educador Caleb Mascarenhas e produzido pela plataforma AVERSO ARTEMÍDIA, Anima Monstros é um curso online, prático e divertido concebido e desenhado para adolescentes a partir de 14 anos com interesse em iniciar-se no universo das artes digitais e  da animação 2D e 3D. Serão introduzidas noções básicas de programação utilizando o software Processing; linguagem de código livre que facilita a criação e desenvolvimento de imagens, gráficos, animações e jogos.
Em Anima Monstros cada participantes desenvolverá de forma lúdica e criativa seus seres animados interativos através da programação ou escrita de código. Pautado pela cultura digital, o curso com carga horária de 8 horas divididas em 4 encontros de 2 horas semanais transpassa princípios básicos de computação gráfica, lógica de programação, física e matemática. Ao término será possível exportar os vídeos e publicar as animações na internet.
 
Público Alvo:
Público a partir de 14 anos com interesse em artes visuais, animação digital, computação gráfica, games e audiovisual. É necessário conhecimento intermediário em informática. 
 
Data: 
16 de julho a 6 de agosto,
Sextas das 16h às 18h 
Inscrições em:
https://bit.ly/animamonstros2021
Carga horária: 
Total de 8 horas fracionadas em 4 encontros de 2 horas de duração. 
 
Programa: 
 Aula 1:
Apresentação das ferramentas de criação digital. 
 Esboços iniciais na criação dos monstros animados. 
Aula 2: 
Princípios básicos de programação computacional. 
Passo a passo na programação e animação dos monstros.  
 Aula 3:
Animando os monstros digitais. 
Adicionando interatividade aos projetos de animação com teclado, mouse, câmera e som.
Aula 4:
Finalização dos projetos de animação. 
Percursos para a publicação na plataforma Studio Sketchpad e nas redes sociais. 
 
Metodologia: 
O curso online produzido pela plataforma de arte, tecnologia e educação AVERSO ARTEMÍDIA e ministrado pelo artista multimídia, programador e educador Caleb Mascarenhas faz uso de uma metodologia aberta, participativa, dialogante e adaptável ao perfil do grupo. Com ampla experiência pedagógica que perpassa diversos espaços educativos e culturais, o ministrante utiliza uma metodologia pautada pelos preceitos da cultura digital o que possibilita ao educando uma compreensão ampla e transversal do contexto social e tecnológico no qual as ferramentas e técnicas em questão estão inseridas. O percurso programático proposto permite ao educador conduzir um trabalho em equipe dinâmico e articulado com espaços relevantes para a orientação das demandas particulares de cada participante. O ministrante fornecerá referências e conteúdos adicionais para auxiliar na capacitação, atualização e aperfeiçoamento dos participantes.
Plataformas: 
O workshop online será realizado através do Google-Meet, plataforma compatível aos principais navegadores que permite o acesso tanto pelo computador quanto por dispositivos móveis. Também será introduzida e utilizada a plataforma Studio Sketchpad que possibilita expressar criações com apelo visual e criar programas colaborativos a partir de programação textual baseada na linguagem Javascript.
Sobre o ministrante e condutor da oficina: 
Formado em ciências sociais pela UNESP, Caleb Mascarenhas atua há mais de duas décadas nas áreas de arte, tecnologia e educação. Ministrou oficinas de arte e tecnologia em instituições e espaços artísticos e culturais, dentre eles diversas unidades do Sesc-SP, Oficina Cultural Oswald de Andrade (São Paulo, SP), Museu da Imagem e do Som (São Paulo, SP), Garagem FabLab (São Paulo,SP) e Oi Futuro (Rio de Janeiro, RJ). Como artista multimídia e músico apresentou-se por diversas regiões do Brasil, Europa e América do Sul em festivais e mostras como FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (São Paulo, SP), Festival de Contracine Sanfrik (Santiago, Chile), Phusion – Centro Cultural Banco do Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo), Torgau Open Air Fest (Torgau, Alemanha), Mostra Sesc de Artes (São Paulo, SP), Road Patrol MC Romania Bikers Festival (Timisoara, Romênia), Festival Multiplicidades (Rio de Janeiro, RJ), Kinobeat (Porto Alegre, RS), Mostra Live Cinema (São Paulo, SP), Instante Arte (Campinas, SP), Campus Party (São Paulo, SP), Sonar+D (São Paulo, SP), Cine Performa – Red Bull Station (São Paulo, SP), Circuito Sesc de Artes ( Diversas cidades do Estado de SP), FestA – Sesc Festival de Aprender  (Diversas cidades do Estado de SP) entre outros. Caleb é integrante do grupo musical Lavoura e com quem gravou 3 discos. Em 2017 iniciou o projeto sonoro e visual Dr Crazy One Mad Band realizando mais de 50 shows em 10 países da Europa.

Arte Digital em trânsito: Da criação generativa ao registro em NFT

 
 
Arte Digital em Trânsito
 
Descrição:  
Ministrado pelo artista multimídia, programador e educador Caleb Mascarenhas e produzido pela plataforma de arte, tecnologia e educação AVERSO ARTEMÍDIA este curso online de caráter prático destinado a iniciantes e iniciados, pretende detalhar e destrinchar os percursos da produção de arte digital na atualidade e das obras artísticas geradas a partir de computadores e determinadas por algoritmos. Em 4 encontros num total de 8 horas Caleb Mascarenhas utilizará como base a linguagem de programação em código livre Processing que permite a artistas “não-programadores” desenvolverem imagens, gráficos, animações e até jogos.
Serão apresentados exemplos de interfaces de síntese gráfica assim como ferramentas e aplicativos que possibilitam a criação de arte visual e audiovisual, inclusive para performances ao vivo a partir da produção de frames e loops de vídeo. O objetivo é incentivar os participantes, com o auxílio do ministrante, a desenvolverem passo a passo obras de arte digital autorais. 
A última etapa do curso será dedicada à publicação e licenciamento das obras digitais em diversas plataformas, incluindo as voltadas para impressão sob demanda com especial   ênfase ao registro em NFT, permitindo aos participantes adentrarem na prática esses processos.
 
Público alvo:  
Público a partir dos 17 anos com interesse em arte computacional, programação gráfica, games, ambientes interativos, audiovisual e cultura digital. É necessário conhecimento prévio intermediário em informática. 
 Data: 
14 de julho a 4 de agosto, quartas-feiras das 19h às 21h.
Inscrições em:
https://bit.ly/cursoartedigitalonline
 Carga horária: 
Total de 8 horas fracionadas em 4 encontros de 2 horas de duração. 
Um encontro semanal. 
 
 Programa: 
 
Aula 1:

  • Panorama e contextualização da arte digital e arte generativa na atualidade e introdução às formas de publicação, Impressão sob demanda e NFT. 

 

  • Introdução prática ao entorno de programação Processing.

 
Aula 2: 

  • Exemplos e práticas de programação de arte generativa com a ferramenta de programação Processing. 

Aula 3: 
 

  • Utilização prática das interfaces de controle do Processing na criação de vídeos e frames. 

Aula 4: 
 

  • Devolutiva e comentários sobre os trabalhos criados pelos participantes. 
  • Processo prático de impressão sob demanda e registro em NFT.

Metodologia: 
O curso online faz uso de uma metodologia aberta, participativa, dialogante e adaptável ao perfil do grupo. Com ampla experiência pedagógica que perpassa diversos espaços educativos e culturais, o ministrante utiliza uma metodologia pautada pelos preceitos da cultura digital o que possibilita ao educando uma compreensão ampla e transversal do contexto social e tecnológico no qual as ferramentas e técnicas em questão estão inseridas. O percurso programático proposto permite ao educador conduzir um trabalho em equipe dinâmico e articulado com espaços relevantes para a orientação das demandas particulares de cada participante. O ministrante fornecerá referências e conteúdos adicionais para auxiliar na capacitação, atualização e aperfeiçoamento dos participantes.
 Plataforma: 
O workshop online será realizado através do Google-Meet, plataforma compatível aos principais navegadores que permite o acesso tanto pelo computador quanto por dispositivos móveis. Também será introduzida e utilizada a plataforma Studio Sketchpad que possibilita expressar criações com apelo visual e criar programas colaborativos a partir de programação textual baseada na linguagem Javascript.
 Sobre o ministrante e condutor da oficina: 
Formado em ciências sociais pela UNESP, Caleb Mascarenhas atua há mais de duas décadas nas áreas de arte, tecnologia e educação. Ministrou oficinas de arte e tecnologia em instituições e espaços culturais, dentre eles diversas unidades do Sesc-SP, Oficina Cultural Oswald de Andrade (São Paulo, SP), Museu da Imagem e do Som ( São Paulo, SP), Garagem FabLab (São Paulo, SP) e Oi Futuro (Rio de Janeiro, RJ). Como artista multimídia e músico apresentou-se por diversas regiões do Brasil, Europa e América do Sul em festivais e mostras como FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (São Paulo, SP), Festival de Contracine Sanfrik (Santiago, Chile), Phusion – Centro Cultural Banco do Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo), Torgau Open Air Fest (Torgau, Alemanha), Mostra Sesc de Artes (São Paulo, SP), Road Patrol MC Romania Bikers Festival (Timisoara, Romênia), Festival Multiplicidades (Rio de Janeiro, RJ), Kinobeat (Porto Alegre, RS), Mostra Live Cinema (São Paulo, SP), Instante Arte (Campinas, SP), Campus Party (São Paulo, SP), Sonar+D (São Paulo, SP), Cine Performa – Red Bull Station (São Paulo, SP), Circuito Sesc de Artes ( Diversas cidades do Estado de SP), FestA – Sesc Festival de Aprender  (Diversas cidades do Estado de SP) entre outros. Caleb é integrante do grupo musical Lavoura e com quem gravou 3 discos. Em 2017 iniciou o projeto sonoro e visual Dr Crazy One Mad Band realizando mais de 50 shows em 10 países da Europa.
 

Oficina Arduinoise

Oficina Arduinoise – Construindo instrumentos musicais com arduíno

A oficina irá desvendar as técnicas para criação de instrumentos musicais com a plataforma Arduino, amplamente utilizada por designers, estudantes e artistas digitais para criação de projetos interativos envolvendo eletrônica e programação. Os participantes aprenderão a construir controladores, utilizando diversos sensores que podem ser usados para gerar sons e visuais reativos em performances. Serão apresentados os conceitos de eletrônica básica, computação física com uso de Arduino e componentes eletrônicos, princípios básicos dos softwares Fritzing e Arduino, além de áudio e física do som. Esta oficina pode gerar como conteúdo final uma performance coletiva a partir dos trabalhos desenvolvidos ao longo do curso.

Em atividade durante novembro no Sesc Pompéia.

[fsg_gallery id=”10″]

Workshop Monome

Monome é um equipamento que permite aos músicos criarem novas maneiras de fazer música com computador. O Workshop Monome vai apresentar as diversas possibilidades de uso desta interface e serão apresentados artistas que usam Monome, os softwares disponíveis, e uma performance ao vivo. Com Caleb Mascarenhas, produtor musical integrante do grupo Lavoura.  20 vagas. Inscrição no balcão da Sala de Internet Livre ou pelo telefone 3095-9492, a partir do dia 01/09, às 14h. Internet Livre, 2º anda

O Workshop é ministrado desde 2011 e já aconteceu em diversas unidades SESC: Pinheiros, Catanduva, Santo André e Ipiranga.

[fsg_gallery id=”12″]

QR-Cabeça – SESC Pinheiros

Jogo de quebra-cabeça com realidade aumentada. Na atividade as peças QR-Code são escondidas no espaço e uma brincadeira de caça ao tesouro acontece. Com todas as peças encontradas, os participantes devem montar a imagem do quebra-cabeça. Com um contador de tempo a dinâmica fica bem divertida!
Projeto realizado em parceria com Dekwilde.

[fsg_gallery id=”18″]

TagTool Sessions

No domingo (19/5) o grupo lançou seu novo projeto TAGTOOL SESSIONS no SESC Bom Retiro, integrando a programação da Virada Cultural 2013.
A atividade tem como objetivo permitir que os participantes desenhem e interajam com o grupo e pode ser montada em salas de internet livre ou em outros espaços culturais. Pode incluir ainda projeções em áreas externas e internas.

[fsg_gallery id=”9″]

Tagtool é um sistema voltado para expressão de artistas visuais. A premissa fundamental é baseada na dualidade entre pintura e animação, permitindo que múltiplos usuários possam criar imagens simultaneamente e trazê-las à vida
Seus usos incluem projeções de arte do tipo site-specific, criação de visuais para música, imersões e improvisações de narrativas animadas. O Tagtool tem suas raízes na liberdade digital e no faça você mesmo, assim como o Lavoura, grupo criado em 2003, em Bauru, e desde sempre desenvolvendo pesquisas envolvendo a cultura popular, o jazz e a eletrônica, assim como as plataformas colaborativas, como Creative Commons e o diálogo entre diferentes artes e mídias.

fonte: lavoura.art.br

Participação no Tropixel

Tropixel – Arte, Ciência, Tecnologia e Sociedade

Tropixel é uma plataforma continuada de desenvolvimento colaborativo focado na fronteira entre arte, ciência, tecnologia e sociedade. Foi criado em 2013, com a realização do Festival Tropixel em Juiz de Fora e Ubatuba (veja a repercussão do Festival em nossa página de imprensa). Atualmente, estamos organizando os Ensaios Tropixel, encontros menores e de curta duração com o objetivo de aprofundar processos surgidos a partir do Festival no ano passado. Acompanhem o blog para saber mais.

[fsg_gallery id=”13″]

Audio Hack

 

Audio Hack: Oficina de Construção de Sintetizadores

Caleb integrante do Lavoura e do coletivo A Factory Tranzmidias apresenta a performance “Objetos Sonoros Intrigantes” e oficina Audio Hack no Sesc Belenzinho

Hoje começa a Oficina Audio Hack no Hack Lab do Sesc Belenzinho que será ministrada por Caleb Mascarenhas integrante do Lavoura e do coletivo A Factory Tranzmidias. A Oficina tem como objetivo construir sintetizadores de som que estão disponíveis na internet. Na abertura vai acontecer a performance “Objetos Sonoros Intrigantes” onde Caleb vai tocar uma série de objetos sonoros construidos a partir destes projetos.

Durante a oficina os participantes vão construir instrumentos musicais eletronicos, conhecer os principios básicos de síntese sonora, hardware livre, creative commons, hacking e circuit bending.

Assista ao video dos Objetos Sonoros Intrigantes ao vivo no Tranzmidias.

Serviço:
AUDIO HACK: Oficina de Construção de Sintetizadores
Sesc Belenzinho

Construção de instrumentos eletrônicos simples a partir de diversos projetos “faça você mesmo” disponíveis na Internet. Introdução ao universo da síntese sonora, computação física, circuit bending e hardware livre. Orientação: Caleb Mascarenhas. Duração: 5 encontros. Acima de 16 anos. 20 vagas. Internet Livre. Inscrições pessoalmente dia 2/09 a partir das 14h, na Central de Atendimento. Vagas remanescentes: inscrições a partir do dia 3/09, no local e também pelo e-mail cursos@belenzinho.sescsp.org.br [sujeito à confirmação].

09 à 26 de Setembro de 2011
Quartas e Sextas das 19:00 às 21:30hs

Sanfrik Chile

A_Factory apresenta seu live cinema “Kynemas Fluxuz” e um LabTranzmídias em Santiago do Chile


Por Fernando TRZ
Entre os dias 26 a 28 de agosto de 2011, Caleb Mascarenhas, Fernando TRZ e Pedro Rocha do grupo de live art A_Factory esteve em Santiago do Chile participando do Festival de Contracine SANFRIK, onde ministrou uma oficina de transmídias e apresentou também “Kynemas Fluxuz”, live cinema de Pedro Paulo Rocha.
Através do lab transmidias o grupo criou uma plataforma online (http://labtranzmidias.ning.com/) para conexão entre os participantes no Chile e os diversos artistas das cidades de Santiago e São Paulo e outros países da américa latina e do mundo.
Para entrar no Ning da Rede Tranzmidias, escreva para tranzmidias@gmail.com

Confira o vídeo do Lab Tranzmidias:
http://youtu.be/zQMgfW0RfMQ
Confira um trecho do live cinema “Kynemas Fluxus”:
http://youtu.be/Y5VRJdu5MVA
Confira as fotos do LabTranzmidias:

Oficina Processing – Julho de 2011

A Oficina Processing aconteceu nos dias 7 e 8 no sesc Catanduva para uma galera bem jovem, quase 20 pessoas entre 10 e 11 anos de idade começaram a dar os primeiros passos em Processing.
 
Nos dias 10 à 15 aconteceu em São Paulo, no Sesc Carmo situado no centro de São Paulo para um público bem heterogêneo variando entre jovens de 13 à 50 anos de idade.