Zydron

Trigen 10k lançado no fxhash.xyz

Em um cenário pós-apocalítico, Zydron é uma inteligência artificial programada para fazer música, vídeos, imagens e sons. Por trás deste projeto está o produtor, compositor, multi-instrumentista e multi-artista Caleb Mascarenhas.

Caleb atua nas áreas de arte, tecnologia e educação por mais de 20 anos. Ministrou oficinas em instituições culturais, apresentou-se Europa e América do Sul e em todo Brasil, em festivais e mostras de arte.

Em setembro de 2021 lançou a coleção Cripto Chapeletas e Entropikaos. Mintou mais de 100 NFTs no hicetnunc e mais 14 coleções de arte generativa no site fxhash.xyz

Acesse as obras de Zydron em NFT nos links:

teia.art/Zydron

fxhash.xyz/u/Zydron

mintbase.io/human/zydron.near/minted

opensea.io/collection/entropikaos

rarible.com/zydron/created

Espetáculo audiovisual 'Photosynthesis' da banda Lavoura

Em sua trajetória de 11 anos, o Lavoura sempre estabeleceu diálogos com artistas de outros segmentos. Atualmente, desenvolve parcerias com os cenógrafos do La Tintota, o argentino Leonardo Ceolin e o mineiro de Conceição do Mato Dentro Flávio Lima. Os VJs da turnê Photosynthesis são  o artista visual venezuelano Carlos Pedreañez, que realizou trabalhos com Pitty e Marcelo Jeneci e o diretor e videomaker Daniel Todeschi, de Pitty, Jeneci, Erasmo Carlos e Rita Lee.Neste espetáculo, desenvolvido por meio de pesquisas no campo da arte, tecnologia, música, artes visuais, projeções de vídeo mapping e instalações site specific, o Lavoura e seus parceiros pretendem provocar uma experiência hipersensorial para a plateia.

O ponto central é levantar a discussão e contribuir para a construção de realidade digital com características brasileiras e latino-americanas.Mestiça por natureza, a música do Lavoura nasceu da dialética entre cultura popular e do remix, avançou pelo caminho das fusões e mestiçagens do Atlântico Negro, na teoria do sociólogo inglês Paul Gilroy, em que a cultura negra, do samba ao tecno, são ramificações de uma mesma matriz, e também do filme Atlântico Negro, na Rota dos Orixás, de Pierre Verger, até chegar em uma síntese propícia para constituir o que a banda classifica como fluxos cinemáticos e psicogeografias sonoras. Dois conceitos chaves do grupo que sempre buscou produzir uma música que fosse trilha sonora para viagens de cosmonautas interiores.

[fsg_gallery id=”17″]
 

fonte: lavoura.art.br

Oficina Arduinoise

Oficina Arduinoise – Construindo instrumentos musicais com arduíno

A oficina irá desvendar as técnicas para criação de instrumentos musicais com a plataforma Arduino, amplamente utilizada por designers, estudantes e artistas digitais para criação de projetos interativos envolvendo eletrônica e programação. Os participantes aprenderão a construir controladores, utilizando diversos sensores que podem ser usados para gerar sons e visuais reativos em performances. Serão apresentados os conceitos de eletrônica básica, computação física com uso de Arduino e componentes eletrônicos, princípios básicos dos softwares Fritzing e Arduino, além de áudio e física do som. Esta oficina pode gerar como conteúdo final uma performance coletiva a partir dos trabalhos desenvolvidos ao longo do curso.

Em atividade durante novembro no Sesc Pompéia.

[fsg_gallery id=”10″]

Air Hack Table – AVAV #6

AirHackTable é um instrumento musical eletrônico controlado por origamis (dobraduras de papel), construída na forma de uma mesa. Nela, uma rede de coolers reciclados faz flutuar origamis de geometria e cores variadas. Os movimentos dos origamis são captados por webcam e interpretados em tempo real por software de processamento de imagens, gerando padrões que controlam a transformação sonora da música. Dessa forma, pode-se dizer que os sons gerados refletem o voo dos origamis de acordo com suas geometrias (que geram trajetórias de voo caracteristicas).
Na versão atual da AirHackTable, cada cor (vermelho, amarelo, azul, verde, preto, ou branco) controla uma voz, e a posição do origami na mesa modula aspectos do som. Em outras palavras, se o origami está flutuando mais à esquerda, o som sai no canal à esquerda da mesa, e se o origami está mais próximo da câmera, o volume aumenta, e se está mais afastado do operador, o som se torna mais agudo.
Ver Origami e pet para instrumentos eletrônicos para alguns detalhes da tecnologia utilizada.

Créditos  AirHackTable:

  • Chico Simoes, Fabio Simoes, Renato Fabbri, Ricardo Fabbri, Vilson Vieira – original project conception
  • Ricardo Fabbri, Fefo Gorodscy, Nivaldo Bondanca, GT-Video, – color detection technology and sound modulation (mainly)
  • Fabio Simoes and Renato Fabbri – origami craftsmanship
  • Chico Simoes – table craftsmanship
  • Gilson Beck – sound modulation with color detection (mainly sound composition and technique)
  • Lab Macambira team – piracao (tripping), tecnologias variadas
 
fonte: pontão nós digitais

Workshop Monome

Monome é um equipamento que permite aos músicos criarem novas maneiras de fazer música com computador. O Workshop Monome vai apresentar as diversas possibilidades de uso desta interface e serão apresentados artistas que usam Monome, os softwares disponíveis, e uma performance ao vivo. Com Caleb Mascarenhas, produtor musical integrante do grupo Lavoura.  20 vagas. Inscrição no balcão da Sala de Internet Livre ou pelo telefone 3095-9492, a partir do dia 01/09, às 14h. Internet Livre, 2º anda

O Workshop é ministrado desde 2011 e já aconteceu em diversas unidades SESC: Pinheiros, Catanduva, Santo André e Ipiranga.

[fsg_gallery id=”12″]